Sanepar Investe R$ 81 Milhões em Saneamento em Agudos do Sul e na Região Metropolitana de Curitiba

Nesta segunda-feira (24), a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) anunciou investimentos significativos em infraestrutura de água e esgoto nas cidades de Agudos do Sul e Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC). Além disso, projetos de saneamento foram iniciados em aldeias indígenas localizadas em Clevelândia, Nova Laranjeiras, São Miguel do Iguaçu e Vitorino.

O montante total investido pela Sanepar é de R$ 81 milhões, com as prefeituras contribuindo com R$ 1,6 milhão. O anúncio ocorreu no Palácio Iguaçu, com a presença do governador Carlos Massa Ratinho Junior, do presidente da Sanepar, Wilson Bley Lipski, e dos prefeitos das respectivas localidades.

Em Agudos do Sul, um dos principais beneficiados, a Sanepar destinou R$ 22,3 milhões para melhorias no sistema de tratamento de água e esgoto. Destaque para os investimentos em ampliação do Sistema de Abastecimento de Água e na implantação da ETA Ribeirão, incluindo captação superficial, estações elevatórias, adutora, reservatório, rede de distribuição de água, entre outras estruturas essenciais.

No esgotamento sanitário, foram realizadas obras significativas, como a construção de Estações Elevatórias de Esgoto, linhas de recalque, coletores e redes coletoras. Jesse Zoellner, prefeito de Agudos do Sul, destacou que esses investimentos levarão tratamento de esgoto para quase 70% da área urbana, refletindo o compromisso da Sanepar e do Governo do Estado com o desenvolvimento sustentável da cidade.

Esses investimentos não apenas melhoram a qualidade de vida da população local, mas também fortalecem a infraestrutura necessária para o crescimento econômico e populacional das regiões atendidas.